Pós-coronavírus: quais ensinamentos e aprendizados devemos considerar como empresas e cidadãos

O isolamento social mudou a maneira como consumimos conteúdo e nos atualizamos. Depois de participar de diversas lives com instituições, especialistas e empresários e também ler a opinião de diversos colegas sobre a crise causada pela pandemia do coronavírus, chego a algumas conclusões:

  1. Estamos atravessando um momento histórico importante.
  2. O mundo não será mais como antes.
  3. Entraremos numa espécie de pós-guerra.
  4. As pessoas estão percebendo o que é realmente importante em suas vidas.
  5. Algumas coisas já mudaram. Talvez nossos smartphones até continuem sendo usados para realizar ligações.
  6. Os valores mudarão. Nossos heróis estão mudando.
  7. Tudo mudará numa velocidade muito maior devido ao fato de estarmos vivendo num mundo conectado.

Muitos acabam ganhando com as crises. Alguns de maneira legítima, ou seja, o vendedor de lenços enquanto alguns choram. Mas outros parecem querer perenizar a crise, e isto, ao meu ver, vai acabar, pois a solidariedade e a consciência estão aumentando.

É verdade que existem fake news, mas estas também tendem a acabar. A sociedade criará formas de selecionar fontes com credibilidade e a diminuição da ignorância se incumbirá do resto.

Tudo isso são condições para que as empresas e os profissionais se reinventem. Tanto do ponto de vista pessoal como de negócios, para que problemas semelhantes futuros possam ter seus efeitos minimizados.

Bom momento para falarmos de Indústria 4.0. De um lado, muitas delas no Brasil nem estão ao nível 3.0, mas esta crise pode significar um salto direto ao nível 4.0. Em outras palavras, a integração e digitalização dos sistemas estão ocorrendo na marra, mas ainda podem ser organizadas.

Alguns especialistas dizem que chegou a hora da verdade. Os profissionais serão também classificados por sua competência e experiência.

Mas antes de se reinventar, as empresas precisam sobreviver, sobretudo em momentos como o que estamos passando. Nesta fase, controlar e priorizar seu caixa é o principal. Antecipe recebíveis e adie os pagamentos ao máximo. Reavalie e renegocie todos seus contratos. Acelere seus planos Lean, faça mais com menos. Assuma a liderança revendo diariamente os planos e comunicando com todos os steakholders.

A competência técnica para resolução de problemas e liderança necessária para gestão nas horas de crise, são requisitos essenciais no mundo de hoje.

Estamos atravessando um momento de mudanças e reavaliação de nossos conceitos, mas o básico e a lógica sempre prevalecerão. Precisaremos priorizar e valorizar as competências, o que é realmente importante para a perenidade das organizações e a nossa, como pessoas.

abril 17, 2020