Imagine você chegando na fábrica ou escritório e tudo funcionando perfeitamente. Sua agenda sem alterações. Todos os problemas, inclusive os novos – eles sempre existirão -, sendo tratados com técnicas adequadas e com a participação de todos de maneira rápida e eficaz.
Como líder, seu papel é prover recursos, estabelecer princípios e contribuir com ideias, orientando as pessoas e fazendo com que aprendam e ensinem uns aos outros.
Na área comercial, os volumes acontecem conforme previsão e de forma crescente. A produção acompanha as vendas, tanto para cima quanto para baixo, sem causar prejuízos.
Sua cadeia de fornecimento acompanha as variações de volume da mesma maneira, de acordo com a demanda de seus clientes, sem aumentar estoques ou desperdiçar recursos.
Sua principal atividade é, na maior parte do tempo, procurar oportunidades para melhorar os negócios interna e externamente.
Impossível?
Sim, isto é possível, por meio da implementação da filosofia Lean.
Você pode adotá-la em sua organização de vários modos, mas não há outra maneira se não começar por você.
Em primeiro lugar, elabore um mapa de sua cadeia de valor.
Ele inicia com seus fornecedores, passa por cada etapa de seus processos até chegar aos seus clientes. Ele descreve como seus materiais fazem este percurso. E, na parte superior, como as informações vão de seus clientes até seus fornecedores e processos (passando pelo planejamento e controle de produção).
A grande vantagem deste método é ser detalhado e baseado em informações observadas em loco em cada etapa de cada um dos processos.
Por meio deste mapeamento, podemos calcular o lead time total, sendo o objetivo a sua redução ao menor tempo possível.
Esta redução é alcançada por meio de workshops ou eventos kaizens que são realizados por equipes multidisciplinares que, resolvendo uma parte, ajudam a resolver o todo.
Sua experiência ou de sua organização é diferente? Vamos debater e encontrar melhores caminhos.