Coronavírus e metodologia Lean: como a filosofia pode contribuir em momentos de crise

A crise que nos afeta por conta da pandemia do COVID-19 é diferente de qualquer outra pela qual já passamos. Ela é capaz de atingir diretamente a nossa saúde – inclusive a mental -, e também as economias no âmbito global.

Profissionais e empresas terão que lidar com um novo cenário a partir de agora, independentemente do estilo de gerenciamento de crise que adotarem.

Em meio a esse panorama repleto de incertezas, podemos observar alguns pontos importantes e que nos dão esperança:

  1. De maneira surpreendente, mesmo forçados a ficar isolados, estamos nos aproximando das pessoas. Acabamos tendo mais tempo com nossa família e pensando em nossos parentes idosos. Estamos usando a tecnologia para nos comunicar de verdade. Hábitos mudarão.
  2. As lideranças econômicas começam a perceber que os ganhos excessivos a curto prazo podem não ser um bom negócio.
  3. As lideranças governamentais parecem estar sensibilizadas e dispostas a realizar o que for preciso.
  4. Como qualquer outra situação extrema, o cenário atual testa nossos limites, nossa tenacidade e o quanto conseguimos persistir nas ações necessárias em conjunto. Em vários momentos e locais, houve a demonstração desta união necessária.

Agora, o mais importante é seguir as recomendações de higiene e isolamento de fontes confiáveis (Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais) e não entrar em pânico. Quanto aos negócios, continuar a jornada Lean ajudará a se preparar para a próxima crise.

A implantação da filosofia Lean em sua organização fará com que os desperdícios sejam minimizados. Seus estoques estarão controlados e balanceados, sua mão de obra estará equilibrada e, portanto, sua flexibilidade para reagir às mudanças e variações de volume será muito maior. Isso possibilita um enfrentamento de crises de maneira mais robusta.

As metodologias de solução de problemas podem ajudar, e muito, no restabelecimento das operações. Sendo ainda mais ousado, essas técnicas podem e devem ser usadas para análise de dados e na busca de soluções para termos como evitar a propagação da doença, como as cidades poderão continuar funcionando com o mínimo de contaminação possível, como aumentar a taxa de atendimentos, etc.

As empresas precisam manter sempre a sua rentabilidade alta e seus riscos controlados, para que seu valor de mercado evolua, criando valor para seus acionistas.

Toda crise é uma oportunidade. É a melhor hora de se reinventar, aliás não, é a melhor hora de se aplicar a reinvenção. Como já sabemos, as crises são periódicas, portanto, precisamos continuamente nos reinventar como empresas e como negócios. Para tal, a gestão Lean, ágil, com o processo que envolve a participação de todos para melhoria contínua é o mais adequado. Especialmente numa época na qual as evoluções são contínuas e integradas com a 4ª revolução industrial.

Neste momento, é preciso ter conhecimento, experiência e clareza para analisar a situação de maneira rápida, com a finalidade de tomar as melhores decisões.

março 31, 2020