Nunca uma organização – por melhor que seja -, conseguirá resolver os problemas socioculturais, políticos e econômicos a sua volta, e que impactam seu resultado. O que é possível, e eficaz, é realizar o melhor internamente, se preparando para que tais impactos sejam minimizados, com a antecipação de contramedidas adequadas. O mais importante sempre nesse processo é nunca deixar de atender a seus clientes.
A implantação da filosofia Lean prepara a organização para enfrentar tais crises. Lean é um processo, que envolve a todos, mas começa e tem sua intensidade definida pelo primeiro homem da organização. Sua filosofia é de melhoria constante, e torna o uso do benchmark fundamental devido a necessidade da busca de uma referência para ser o novo objetivo a ser alcançado.
Sua aplicação nos dias de hoje possibilita enxergar as partes fracas do negócio para que as devidas tomadas de decisão aconteçam, e ainda otimiza o número de pessoas e ativos. A ferramenta ideal a ser utilizada é o mapeamento da cadeia de valor.
Mas, a implantação deve ser completa e não apenas pontual. As ferramentas individualmente funcionam, porém sem a visão estratégica para escolhê-las, priorizá-las ou onde implantá-las, acaba limitando sua aplicação e os resultados não são perenes.
Um ponto importante que as vezes confunde as empresas na jornada da implantação Lean é que as melhorias não são refletidas nos números financeiros tradicionais. Por exemplo, com a redução de estoques, há uma menor absorção do overhead. Por essa não absorção, pode aparentar um aumento do overhead, o que não seria o caso. Ao contrário: se os estoques aumentam, erroneamente alguns podem ter o sentimento de melhoria do overhead.
Em geral, verificado na literatura e cases disponíveis, com a implantação do Lean:
- Lead time muda de escala: meses para semanas, semanas para dias, dias para horas
- Giros de estoque dobram a cada 2 anos
- Produtividade aumenta em 15 a 20%
- Os defeitos reduzem em 50%
- Redução das áreas em 50%
- Aumenta o EBTDA em 4 a 8 pontos percentuais
- Otimiza os processos administrativos
- Promove a cultura de equipe e melhoria contínua
A jornada Lean, no entanto, não acontece da noite para o dia, apesar de se conseguir rápidos resultados. Sua implantação é relativamente lenta para os parâmetros brasileiros e deve ser iniciada assim que a empresa decidir, contando com apoio de profissionais qualificados.
Portanto, podemos reclamar da economia, da política, das dificuldades ou podemos decidir nos preparar para enfrentar as crises com processos flexíveis baseados em uma filosofia de resultados comprovados (origem TPS) e que utiliza a iniciativa, a criatividade e a liderança das nossas organizações.
E então, qual a sua decisão?