Já iniciamos o mês de janeiro e muitas empresas ainda estão patinando para organizar suas finanças e perspectivas para o ano.
Em primeiro lugar, tenha claro o que você consegue fazer com os recursos atuais. Se fizer tudo da mesma maneira que sempre fez, o que vai acontecer? Normalmente este seria o orçamento referência, base zero. Pois bem: é a partir daí que podem ser definidas as suas estratégias e acredite, ainda não é tarde para isto.
Lembre-se que há duas maneiras de aumentar os ganhos: reduzindo os custos ou aumentando as vendas. Sua estratégia, no entanto, é muito mais complexa e depende do setor, do seu estado atual e de quanto quer e pode se esforçar.
Neste ano, o Brasil desponta como uma boa opção para investimentos no mercado internacional, com sua imagem econômica cada vez melhor. Politicamente, apesar dos escândalos e controvérsias, o controle e o interesse da população nunca foi tão grande e, com isto, a situação tende a melhorar muito.
Socialmente o país melhorará de forma consequente aos avanços da economia e
educação. Qualquer extremismo é prejudicial. Sempre uso o exemplo do pêndulo,
que quando puxado para um lado tende a ir para o outro. No caso do Brasil, a frequência
deve diminuir e tender a estabilização muito rapidamente, pois a população tem
a tendência de evitar conflitos.
Com este contexto posto, podemos dizer que a crise está terminando e as estratégias que as empresas podem adotar são:
- Vender mais. Preparar o departamento de vendas para explorar o mercado latente, ofertar os produtos existentes para outros clientes e/ou regiões.
- Recrutar os melhores. Não espere obter bons resultados ou melhorá-los com equipes medianas e sem interesse. Não se trata também de justificar os resultados explicando que a crise não acabou. O momento é bom, e é hora de aproveitá-lo!
- Desenvolver novos produtos para o mercado que está surgindo. A confiança está aumentando e as pessoas têm demandas latentes de novos produtos que até já existem no exterior, de maneira similar ou alternativa.
- Esquecer as ideias pré-concebidas do passado. O mundo mudou! Atualize os estudos de mercado e invista em uma ideia que possa alavancar esta estratégia de crescimento e imagem.
- Continuar otimizando seus processos, até saturar a sua capacidade e privilegiar suas margens. Leve este conceito a sério para crescer. Aplique a Filosofia Lean. Assim como no desenvolvimento de novos produtos e aumento de vendas, aqui é fundamental a disciplina e rigor na implantação dos processos. De forma geral, os ganhos são enormes, na faixa de 30%.
- Combinar as alternativas anteriores, o que requer um planejamento mais detalhado e afinado e principalmente uma liderança e coordenação exemplares. Isto é o que todos querem fazer, mas realmente não é fácil. Antes de tentar, priorize, pense em qual estratégia adotar para encarar 2020.
Bom trabalho e feliz ano novo!