8 dicas para a gestão de equipes

Todo e qualquer progresso só ocorre de maneira acelerada com uma boa gestão de pessoas. Um bom gestor deve possuir principalmente habilidades em liderança, conhecimento em leis trabalhistas e de seu setor de atuação. Ao longo do tempo, no entanto, percebi que algumas coisas básicas são fundamentais para o sucesso:

  1. Metas claras: sem dúvida a primeira e mais importante. Todos devem estar imbuídos dos mesmos objetivos e intenções.
  • Prioridades: é a tarefa do gestor priorizar as atividades. Isto não se delega. Pode-se até compartilhar informações e discutir, mas a decisão é individual.
  • Comunicação: para que não haja dúvidas, a boa comunicação é fundamental. Aprendi que o mínimo são 6 vezes e de preferência de maneiras diferentes. E, a melhor maneira é sempre olhos nos olhos.
  • Follow-up ou acompanhamento: ninguém valoriza o que o “chefe” não questiona. Se você não demonstrar que se importa, o que esperar das outras pessoas?
  • Foco: não se deixe desviar a atenção do que é importante com coisas menores, pessoais, particulares, específicas. Mantenha a atenção de todos direcionada ao que realmente importa: o resultado.
  • Escuta: seja atento e pratique a escuta ativa. Ninguém sabe tudo. Realinhe o que for necessário para que o resultado seja atingido. Não seja arrogante.
  • Feedback: da mesma forma, ninguém sabe tudo, os membros da equipe precisam estar informados do que está acontecendo e das consequências de suas ações individuais.
  • Reconhecimento e Meritocracia: finalmente, após atingir os resultados e conquistar os objetivos, o que não pode ser esquecido – até porque é recompensador -, é reconhecer quem merece.

Espero que estas dicas sirvam de ajuda e reflexão para que colegas possam ajustá-las a suas realidades. Apreciaria muito receber feedbacks de outras experiências e/ou poder discuti-las.

junho 7, 2019