Metodologia Lean
A metodologia lean está cada vez mais generalizada, sendo aplicada nos mais diversos ramos e setores. O conceito, antes criado apenas pensando-se em manufatura, hoje pode ter sua aplicação encontrada em todas as áreas das empresas e em qualquer negócio.
De tão versátil e eficaz, acabou se expandindo para serviços diversos e, mais recentemente, ao Setor Público, tradicionalmente não beneficiado pelos avanços tecnológicos e de gestão, pelo menos em um primeiro momento.
Áreas distintas do governo, até mesmo cidades inteiras, tem conseguido resultados interessantíssimos como redução de custos e prazos. Podemos citar dois exemplos de sucesso, como Melbourne, na Austrália, e Ohio, nos EUA. Ambas apresentaram efeitos positivos e mensuráveis, como a redução de burocracia, ineficiências e economia aos cofres públicos.
Conceito Lean em gestão pública no Brasil
No Brasil, já podemos encontrar alguns avanços. Em Sergipe, o Centro de Atendimento ao Cidadão recebe demandas relacionadas à diversos órgãos públicos, centralizando as atividades em um único local. Assim, torna a operação mais ágil e o serviço ganha qualidade. No Tocantins, a gestão lean foi introduzida no Ministério da Saúde, no SUS. A metodologia já racionalizou a utilização de recursos e otimizou o espaço e insumos. A experiência foi tão positiva que a expectativa é ampliar a implantação para mais cem hospitais em todo o País.
As vantagens da aplicação dos conceitos lean nos órgãos governamentais são os ganhos em termos de velocidade e custos. E, com a aquisição e domínio desse conhecimento, torna-se possível exigir dos prestadores de serviços e ao próprio governo uma maior eficiência.
Para sermos práticos, realizando o mapeamento da cadeia de valor, podemos identificar oportunidades de melhoria em um processo de emissão de passaportes por exemplo, reduzindo o lead time de emissão, custos, pessoas envolvidas…
Melhorar e expandir
Com as lições aprendidas nesse processo e registradas em um A3 PDCA, elas podem ser generalizadas a outros processos como emissão de demais documentos emitidos por outros órgãos de esferas diferentes. As melhores práticas poderiam ser difundidas entre os órgãos, estados e municípios, e todos os princípios de uma boa gestão podem e devem ser aplicados.
Inicialmente, o governo poderia ser treinado usando órgãos, consultores e empresas com boa experiência no Brasil, realizar um piloto e mensurar os resultados. Em seguida, realizar benchmark com outros países e comparar soluções.
A busca por eficiência e melhoria da qualidade dos serviços para a população é importante para o crescimento saudável de qualquer país. Deveríamos, coletivamente, oferecer ajuda para que o governo caminhe nessa direção e seja a base sólida necessária para o desenvolvimento das empresas.