No mercado automotivo, planejamento e preparação para as mudanças são fundamentais para um caminho de sucesso

Crise no segmento automotivo

Um dos principais segmentos que sofreram com a crise econômica no país foi o automobilístico. Entre os anos de 2013 e 2014, essa indústria viu seus volumes reduzidos pela metade, ao contrário das expectativas do mercado em chegar a 5 milhões de unidades produzidas em 2018. Porém, o que vimos foi um retrocesso aos níveis de 2010.

Atualmente, com o panorama político definido e caminhando rumo à estabilidade, os investimentos internacionais devem voltar a aquecer a economia, os projetos antes engavetados e outros novos ligados à mobilidade e eletrificação farão com que a indústria automobilística retome o crescimento em um ritmo muito maior do que diminuiu, como observamos em épocas anteriores.

Planejamento e crescimento

Como todo período de crescimento, é preciso moderar o entusiasmo e planejar os próximos passos com cautela. A modularização das etapas de investimento, desenvolvimento e automação são tão importantes quanto o que será feito de fato. O controle dos custos é fundamental para não “dar um passo maior que a perna”.  E, o otimismo também é muito frequente na previsão de volumes em momentos como este.   É fundamental estimar corretamente e de maneira alinhada os seus recursos e possibilidades de venda e entregas aos clientes.

Sabemos também que independente do momento econômico ou da empresa, um valor que não pode ser esquecido é a qualidade, vital aos negócios. Obviamente que existem vários outros aspectos importantes, como a segurança, a logística, o custo e, em especial, o financeiro. Mas, colocar o cliente e a qualidade exigida por ele em primeiro lugar é fundamental.

Em minha última experiência profissional, por aproximadamente 2 anos liderei uma restruturação iniciada por uma consultoria externa e renovei boa parte da equipe, priorizando a redução de custos para termos recursos e investindo na qualidade e no desenvolvimento de novos projetos. Centralizei as funções em um único local, enxuguei a estrutura e os estoques e melhorei a comunicação. Como resultado, fomos agraciados com diversas nomeações de clientes e conquistamos novos também. Além disso, recebemos as importantes certificações IATF, que reforçam a qualidade e otimização dos processos.

A importância de uma boa estrutura

Quando nos deparamos com grandes mudanças de mercado, principalmente as causadas por crises, se não forem bem administradas, podem levar a processos grandes de demissões. É necessário estar sempre preparado, em especial nesse tipo de indústria. Quanto antes forem tomadas as decisões necessárias de redução de custos, menor será o impacto nos negócios. A velocidade é importante, assim como também é fundamental a antecipação das ações possíveis, muito antes da crise chegar. Quando o resultado piora, a estrutura precisa ser reduzida, quando melhora, precisa ser mantida. O ideal é ter a mesma estrutura enxuta nos bons e maus momentos.

O futuro do mercado automobilístico já anuncia diversas mudanças: eletrificação, veículos autônomos, transportes alternativos para curta distância… O investimento em inovação, direto ou indireto, é importantíssimo e vital para a sobrevivência da organização em longo prazo.

Precisamos estar preparados, com equipes competentes e recursos para responder a este crescimento, que virá de maneira intempestiva. E, sempre ter em mente que, sem saber exatamente quando, teremos uma nova crise, e devemos estar preparados para ela, pois também não sabemos o quão profunda será.

*Tarcisio Telles é sócio na consultoria LeanWays. Com passagem por empresas nacionais e multinacionais de manufatura e mais de 30 anos de experiência de mercado, ocupou cargos de liderança na GM, Delphi, PSA Peugeot Citroën, JAC Motors, Plásticos Mueller, Tecnoplast e IPA.

fevereiro 25, 2019