As regras básicas para que você seja um verdadeiro líder são baseadas em credibilidade! Afinal, você não seguiria alguém se não acreditasse nele, não é?
Baseado em minhas experiências, elenquei 5 dicas que acredito ser primordiais para um líder.
- Comunicação: a comunicação pautada pela transparência é fundamental. O humor, desde que mantido o limite do respeito, pode ser um importante aliado para se transmitir mensagens. A linguagem correta é importante para que seu interlocutor o compreenda. Mas, acima de tudo, devemos focar no CONTEÚDO, em ter o que dizer para orientar, ensinar, transmitir, incentivar, prevenir e dar feedbacks.
- Simplicidade: desapegar de artefatos visíveis, que simbolizam superioridade, como canetas caras, relógios ou veículos. Você não precisa disso no trabalho. Se precisar, talvez todos precisem… Esse ‘desapego’ pode ser um primeiro passo simples e importante para aproximar os interlocutores. Usar palavreado de fácil compreensão é outro exemplo importante. Processos que não desperdicem tempo e energia são fundamentais… Ou seja, quanto mais simples, mais rápidos!
- Ter uma visão e transmitir esperança: a maioria das pessoas precisa de uma direção, de alguém que consiga imaginar os cenários futuros e que saiba por experiência quais serão as consequências das ações em curso. No mínimo, precisa entender e saber ensinar a toda sua equipe a importância da antecipação dos fatos. Quanto a esperança, sempre teremos situações extremas que gerarão dúvidas na capacidade da obtenção do sucesso. Sem demagogias ou falsidade, é preciso saber guiar as pessoas, mostrando exemplos reais de realizações similares de outros ou anteriores da própria equipe, que assegure psicologicamente cada um de seus membros. Acreditar é um passo muito importante para que algo se realize. Um líder precisa reunir estas condições para poder controlar de maneira tranquila sua organização.
- Para liderar, é preciso ter propósito. Saber o porquê de estar aqui e qual é o seu papel. Explicar a cada um como colaborar com o objetivo final comum a todos e quais ações precisam ser realizadas e de que maneira (princípios). Se conseguir transmitir isto para sua equipe, é um líder nato.
- Saúde em dia: cuidar de sua alimentação, realizar exercícios diários e reservar um tempo para meditar. Tudo isto é fundamental para a saúde de um executivo de alto nível que pode ser comparado a um atleta profissional. Lembre-se de que você é um exemplo, e precisa fazer na prática o que recomenda.
E vocês, concordam com Top 5 ou sugerem alguma inclusão?